terça-feira, 11 de junho de 2013

Crash Bandicoot - História

Fala meus padawans e minhas xanawans, hoje irei contar a história sobre um jogo muito famoso e jogado por muitos, um jogo que marcou a infancia de muitos gamers. 


Crash Bandicoot

O Primeiro jogo da série feita pela Nauth Dog. Para muitos, o melhor. Não tinha muita qualidade gráfica, para um console com sistema de 32 bits. Porém, a diversão era garantida, em controlar o bandicoot para detonar coisas estranhas e para pegar maças para ir ganhando vida. Na história, os cientistas do mal Dr.Neo Cortex e Dr.Nitrus Brio, planejam criar um exército de animais mutantes para dominarem o mundo. Apesar dos avisos do Dr. Nitrus Brio de que a máquina chamada Cortex Vortex que ainda estava incompleta, mas, Cortex ainda quer testá-la em mais um animal o Crash Bandicoot, nosso futuro herói. Como foi previsto, o experimento falhou e Crash não adquiriu a maldade. Crash então foge do castelo, e cai nas ilhas Wumpa, mas deixando sua namorada, Tawna, para trás. Ela também é alterada e aprisionada para observação no castelo de CortexO seu objetivo era atravessar as ilhas e retornar ao castelo e salvar sua namorada Tawna, passando pelas fases disponíveis no jogo. As ações de Crash eram apenas pular e rodar para quebrar caixas com certo conteúdo, ou para eliminar os inimigos. Certas partes no jogo requerem pura estratégia e atenção. No final, Crash se encontra com o Dr Cortex, e tem uma batalha do lado de fora do castelo no dirigível de Cortex, Crash salva sua namorada, e Cortex acaba caindo nas ilhas Wumpa.
                                                                    
Crash Bandicoot 2

O Game teve melhora gráfica, apelando melhor para as animações. Agora Crash se mexe de forma mais racionalista, quando parado e dependendo de onde esteja é possível que sinta reações de frio. Contatos com outros personagens durante o desenrolar da história estão disponíveis, e agora você pode escolher uma das 5 fases disponíveis para fazer primeiro em cado grupo. Você fica em meio a quase uma sala de comando. A história do jogo começa bem onde o primeiro Crash termina, quando Dr.Neo Cortex foi derrotado por Crash na última aventura, sendo arremessado para fora de seu dirigível, cai dentro de uma caverna escura, ao acender um fósforo, Cortex encontra um misterioso cristal, até que a luz se apaga. Passou-se um ano, e Cortex, agora ao lado do N. Gin, estão construindo uma nova "Cortex Vortex", e para isso, precisam de 25 cristais. Ao Crash descansar-se na Terra, é abduzido por Cortex, que diz-se ter se livrado do mal, e pede pra Crash ajuda nos 25 Cristais. Ao pegar o último cristal, Coco, a irmã de Crash o avisa do verdadeiro plano de Cortex. Então, Crash acaba de uma vez por todas com ele derrotando-o do lado de fora de sua nave espacial.

Crash Bandicoot 3

Para muitos, este foi o melhor da série, o mais jogável, o insuperável. Crash Bandicoot 3 realmente inovou. Tanto na física e na animação, como na história e no divertimento, mas, os gráficos continuavam os mesmos. Quanto a história do game, após Crash Bandicoot ter destruído a estação de Cortex, um dos pedaços foi parar na Terra, ele cai em um monumento antigo, libertando uma máscara com o nome Uka-Uka o irmão de Aku-Aku. Na Ilha, os Bandicoots estão cuidando de seus afazeres, mas escutam uma risada maligna. A máscara Aku-Aku se surpreende e chama os Bandicoots para dentro da toca. Em uma superfície futurística, Uka-Uka, briga com Cortex, que pela causa de sua incompetência, todos os cristais e diamantes se perderam no contínuo espaço-tempo. Mas, há um novo aliado que ajudará Cortex a dominar o mundo, o Dr. Nefarius Tropy. Ele é o criador da superfície. Na Ilha, Aku-Aku diz para nossos heróis que a tal risada era de seu irmão do Uka-Uka. Ele e Cortex querem dominar o mundo usando sua genialidade e maldade juntos. Crash deverá achar os 25 cristais para deter Cortex e Uka-Uka. Crash Derrota Tiny Tiger pela segunda vez. Cortex na tentativa de derrotar Crash envia a ele uma de suas criações: Dingodile, porém o mesmo fracassa. Dr. Nefasto Tropy encontra Crash, os dois lutam mas N.Tropy perde e acaba explodindo. Coco derrota N.Gin fazendo com que Neo Cortex e Uka-Uka se obrigem a enfrentar Crash e Aku-Aku, mas Cortex e Uka-Uka são derrotados e fogem em um portal tendo seu plano fracassado.

Crash Team Racing

Quando veio Mario kart todos se animaram, até que chegou Crash Team Racing e inovou o mundo dos Games. Realmente ninguém poderia morrer sem jogá-lo, era o maior vício para todas as idades, o jogo simplesmente acabava com outros jogos de corrida da época. Era diversão garantida em CTR, ao disputar corridas fora do normal com os personagens que apareceram na série. CTR realmente inovou. Na história, uma grande corrida de karts toma lugar nas Ilhas Wumpa, mas, infelizmente, o alienígena Nitrous Oxide vê a cena e a aproveita para jogar um "jogo". As regras são as seguintes: ele encara os melhores pilotos da Terra. Se vencerem, Óxide nunca mais voltará ao planeta. Mas se perderem, ele transformará o planeta em um estacionamento e todos os seus habitantes em escravos. Então, cabe a Crash e seus amigos salvarem a Terra de sua destruição.

Crash Bash

Era pouco conhecido, mas marcou pelo seu divertimento e a forma louca de se jogar. Crash Bash não está na cronologia Crash Bandicoot, é apenas um futuro alternativo, em que as máscaras sagradas do bem e do mal decidem-se entre si, quem é o melhor. Para isso, cada um escolhe um time, e se batalham em diversos modos de jogo. Um mais divertido que o outro. Pode não ser o mais viciante, mas com toda a certeza, foi um dos mais divertidos. Foi o primeiro da série a não ser feito pela Nauth Dog.

Crash Bandicoot 4                                                                        

E Então Crash saiu pra PS2, e então os fracassos começaram. Os Jogos não venderam nada, os gráficos e jogabilidade eram praticamente as mesmas do console anterior. Não chegava a usar praticamente nada da potência do Ps2. A história desse jogo se passa muitos anos depois de Crash Bandicoot 3, numa estação espacial flutuando na órbita da Terra, Uka Uka reclama com o Dr. Neo Cortex, N. Gin, Tiny Tiger, Dingodilo e o Dr. Nefasto Tropy (os chefões de Crash Bandicoot 3) que suas incompetências foram desastrosas e diz que é melhor arrumarem logo um bom plano para que possam destruir Crash e seus amigos. N. Gin acidentalmente deixa escapar que Cortex andou trabalhando numa arma super-secreta dia e noite desde a última vez em que Crash o derrotou. Cortex confirma a afirmação, mas diz que o elemento crucial que falta é a fonte de poder. Ao ouvir a palavra "elemento", Uka Uka começa a ponderar e pensa em libertar os Elementais, máscaras maléficas capazes de controlar os quatro elementos da natureza e que estavam hibernando há milênios. Cortex então decide usar Crunch (a tal arma super secreta), um bandicoot geneticamente alterado por Cortex como cobaia controlada pelos Elementais. Na Ilha, os Bandicoots cuidavam de suas vidas, quando várias catástrofes naturais começam a acontecer lá. Desconfiado de que Uka Uka está tramando mais uma das suas, Aku Aku vai ao encontro dele. Então, os Bandicoots devem coletar Cristais para que os Elementais possam voltar a dormi. Crunch usa os poderes Elementais para derrotar Crash e falha, mas na sua ultima batalha com Crash ele usa todos os elementais de uma vez e Cortex está assistindo tudo, mas Crunch fica bravo e dá um soco no Dr. Neo Cortex, e Crash o derrota. A história acaba com Uka Uka reclamando com Cortex porque não conseguiu derrotar Crash e ele atira em um reator da nave e eles usam uma cápsula para escapar, enquanto Crunch volta ao normal e foge com Crash na nave da Coco. No final aparece Uka Uka e Cortex na Antardida congelados num iceberg.  

Crash Twin Sanity

Finalmente crash teve melhorias gráficas e de jogabilidade. O jogo se passa 3 anos depois do game anterior. Dr.Neo Cortex passou três anos congelado no mar da Ilha N. Sanity, mas, sem explicação ele consegue se libertar e ataca a ilha novamente. Para isso ele usa sua nova arma: um raio paralisador. A vítima de Cortex é Coco Bandicoot que passeava tranquilamente pela mata. Em seguida, Cortex chama a atenção de Crash se disfarçando de Coco Bandicoot, ele o leva até uma armadilha, Cortex convoca todos os seus amigos: Pinstripe, Ripper Roo, Tiny Tiger, Dingodile, N. Tropy e N. Gin, além dos controlados Polar e Crunch. Após muita briga, Neo Cortex e Crash se deparam com dois alienígenas que se denominam Evil Twins. Eles ameaçaram destruir as ilhas N. Sanity, para isso eles escravizariam Crash e seus amigos e roubariam o cérebro de Neo Cortex. É após esse trágico encontro que Cortex decide esquecer seu ódio pelo Crash por um momento e se unem para derrotar esses alienígenas. No meio do caminho, Neo Cortex apresenta à Crash sua sobrinha Nina Cortex que, na verdade, é uma andróide. Desta vez, Cortex também se aventura ao desafiar outros inimigos. Crash e Cortex devem encontrar 6 cristais para ativar uma máquina que Cortex construiu para viajar pelo tempo. Mas, não existem apenas 6 cristais. Eles devem encontrar muitas jóias e cristais para derrotar os Evil Twins e evitar que as ilhas sejam destruídas. No final, Cortex tenta acabar com Crash, mas sua estratégia da errado, e ele é teletransportado pra dentro da mente de Crash. Esse sim foi um bom jogo.


Crash TagTeam Racing

E então, chegou Crash Tag Team Racing. Diferenciado do Crash Team Racing de PS1, Crash Tag Team Racing continuava usando as corridas de forma maluca. Mas agora, também se misturava no modo normal de jogo, visto mais em toda a série, e ao invés de usar Karts nas corridas, os personagens usam Carros bem loucos. É um jogo bem divertido. A história do jogo começa com dois galos anunciando que o robô Ebeneezer Von Cluntch ira inaugurar um parque temático.Só que o Dr. Neo Cortex,Nina Cortex,N.Gin, Crash Bandicoot, Coco Bandicoot e Crunch Bandicoot apostavam uma corrida em 2 carros quando se chocaram com o portão do parque,onde os carros foram destruídos e eles saíram explorando o parque,onde se encontram com Ebeneezer,que propõe a eles um campeonato de corridas, e assim, Coco e Nina criam uma briga entre si,para ver quem compra o melhor carro e ganha uma corrida com ele. E assim, Crash ajuda aos personagens não-disponíveis no início do jogo a comprarem carros e assim,liberando personagens, carros, roupas e pistas novas em várias missões, e assim, desvendando o jogo. Existem 5 diferentes fases de diferentes temas e dificuldades, que quando exploradas descobre-se inimigos pra lutar e portas ou portais que levam as corridas, também com o tema do lugar.

Crash Nitro Kart

Foi uma réplica total do Crash Team Racingusava praticamente a mesma jogabilidade. Particularmente eu gostei muito, mas não era um jogo pra esta plataforma. Realmente foi mais um fracasso sem a Naught Dog. A história começa na casa dos Bandicoots, Crash, Coco, Crunch e Aku Aku estavam cuidando de seus afazeres quando são abduzidos por uma luz branca. O mesmo acontece com o Dr. Neo Cortex e seus capangas. Eles então veem que foram abduzidos pelo rei alienígena Velo, que deseja vê-los correrem, senão a Terra será destruída. Cabe aos terráqueos salvarem seu planeta.

Crash Of The Titans

Sem dúvidas, este é um dos piores da série, desde que o Crash virou propriedade da Sierra e da Radical Entertaiment (e agora também da Activision), Crash nunca mais foi o mesmo, cheio de tatuagens ele perdeu a graça. Mudaram a jogabilidade do jogo, agora Crash ataca seus inimigos com socos e chutes, pode ficar um tempo maior no ar, não foi muito bom por isso, mudaram demais o game. A história do jogo é centralizada na descoberta de uma nova substância misteriosa chamada Mojo, o qual o vilão da série, Dr. Neo Cortex, depois de, de algum jeito, ter escapado de dentro do crash,onde no jogo passado foi parar no final, planeja utilizar na criação de um grande exército de mutantes. O herói da série, Crash Bandicoot, deverá acabar com os planos de seu inimigo, destruíndo o exército e juntando as substâncias Mojo.

Crash Mind Over Mutant
Mind Over Mutants é a ultima aventura de Crash e é praticamente a mesma coisa de Crash of the Titans, mas melhorou algumas coisas. Se a Nauth Dog continuasse com Crash, com certeza esses fracassos não aconteceriam. A história é contada através de diferentes animações, feitas em diferentes estilos: histórias em quadrinhos, fantoches, etc. Dr.Neo Cortex, com o auxílio de seu antigo parceiro Dr.Nitrus Brio, cria um assistente digital chamado "NV", capaz de controlar as mentes de todos. Crash, o único habitante de Wumpa Island que não foi afetado pelo NV, deve salvar Coco e Crunch e impedir que Cortex continue com seus planos de controlar o mundo com o NV. Cabe agora Crash salvar seus amigos, destruir a máquina de Cortex, e desta vez, acabar de vez com os planos de Cortex. 


Infelizmente Crash acabou, eu fico muito triste porque esse game marcou minha infância, e realmente é muito triste ver que um dos jogos mais famosos acabar assim. 
Mas então galera, espero que vocês tenham gostado da história. Vlw 


6 comentários:

  1. ficou muito foda esse post Yoda, continua fazendo histórias, eu curto mto, principalmente essa do crash, ficou mto boa mano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ou vlw ai mano, pode deixar que eu vou fazer bastante historia ;)

      Excluir
  2. noo ze, nem sabia que crash tinha acaba, mo paia, eu curtia pra caramba :(

    ResponderExcluir
  3. nossa vey, adorei essa história, gosto dms dms dms de crash, continua fazendo mais historias, eu amo ficar lendo historia dos games ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm gosto dms de ficar lendo as historias e pode deixar que eu vou escrever muitas histórias ;)

      Excluir